terça-feira, 19 de junho de 2012

Concurso de Redação - 1º. lugar


1º LUGAR...

SER MÃE

            Quando ouvirem pelas primeiras vezes a palavra ‘mãe’, parecerá estranho e sentirão lá no fundo de seus corações que algo mudou, serão diferentes. Ser mãe é transformação.
            Os sentimentos serão refinados e os instintos apurados. As cores terão outro tom, os sabores serão realçados e passarão a distinguir, com uma clareza sem igual, todas as necessidades, anseios e desejos desse novo ser.  Ser mãe é dedicação.
            Conseguirão sentir as dores, os desafetos, as angústias pelas quais estarão sujeitos durante toda a sua trajetória. Estarão ao seu lado para apoiarem e ampararem, não importará a hora e o lugar. Ser mãe é compaixão.
            Saberão indicar o melhor caminho com retidão, sem nunca decidirem por eles próprios. Elogiarão, mas terão a firmeza necessária para apontar o erro e suas consequências. Saberão corrigir e disciplinar com equilíbrio. Ser mãe é justiça.
            Em alguns momentos perderão o controle, mas nunca o domínio da situação. Sentirão raiva, mas não rancor. Ser mãe é autodomínio.
            Serão ferozes e com bravura defenderão os seus nos momentos de perigo. Demonstrarão toda a sua força para com aqueles que ousarem desafiar o seu poder. Ser mãe é coragem.
            Por excesso de zelo, serão exageradas e exigentes e, às vezes ciumentas, mas perceberão o erro e pedirão desculpas. Ser mãe é humildade.
            Por vezes serão renegadas, injustiçadas e até maltratadas, mas nunca deixarão ser mãe. Levarão consigo pelo tempo de sua existência essa marca. Entenderão que, haja o que houver, sempre serão mães. Ser mãe é abnegação.
            Sentirão por seus filhos, os gerados no ventre ou no coração, algo intenso e sublime, mais forte do que a sua própria existência. Experimentarão alegrias com tamanha intensidade que palavra alguma será capaz de expressar. Ficarão satisfeitas com simples gestos, um olhar, um abraço ou um beijo carinhoso. Não esperarão nada em troca, apenas sentirão a plenitude do ato de ser mãe, o mais nobre dos sentimentos o amor!



      Susi Uhren
(mãe da aluna Clara Santos Uhren – 4º ano Fund.I)







Nenhum comentário:

Postar um comentário