sexta-feira, 23 de março de 2012

Obesidade Infantil

Governo federal inicia campanha contra obesidade infantil nas escolas


            Começou no dia 05 de março nas escolas da rede pública do Brasil uma campanha coordenada pelos ministérios da Saúde e da Educação direcionada a combater a obesidade em crianças e adolescentes. A campanha, que deve durar o ano todo, começa com uma semana de mobilização do Programa Saúde na Escola. A expectativa é alcançar 10 milhões de alunos entre 5  e 19 anos, em 55 mil escolas públicas de 2.500 mil municípios que aderiram à iniciativa.
"A obesidade em crianças e adolescentes é um problema de saúde pública. Dados do IBGE revelam que, a cada três crianças (de 5 a 9 anos de idade) uma está acima do peso recomendado", informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ações deste tipo devem ser expandidas para escolas privadas, pois os estudos atuais demonstram índices ainda mais elevados de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes de classe média alta e de regiões urbanas, devido a um maior acesso a alimentos industrializados e estilo de vida mais sedentário, por ficarem horas frente ao vídeo games, TVs e computadores.
       O correto mesmo seria se os pais descem bons exemplos como, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos. Sendo assim, as crianças iriam aprender hábitos corretos, pois os pais são os primeiros contatos para os diversos ambientes sociais. As cantinas escolares, também devem se adequar a uma vida saudável, fornecendo alimentos com baixas calorias.
       Se os pais e as escolas derem um bom exemplo à obesidade infantil, esses índices irão diminuir e a qualidade de vida de todos irá melhorar.     


    


                                                                                 Texto coletivo
                                                                            (alunos do 2º ano – E.M.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário