segunda-feira, 3 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO - Como educar filhos tendo Deus como aliado


EDUCAÇÃO...
                                              
Como educar filhos tendo Deus como aliado

             Vamos conversar sobre esse tema baseado na palavra de Deus que está em Provérbios 22:6 ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando envelhecer não se desviará dele.
            Ser pai e mãe é um privilégio, mas não é uma tarefa fácil.
            Considero o maior desafio da vida do ser humano.
            Não existe um modelo de educação e nem tão pouco uma fórmula que possamos seguir, educar é um trabalho de repetição, de exemplo, de firmeza, de manter a palavra dada, de sabedoria, de acertos e erros.
            Deus nos deixou uma recomendação:  

            " Permaneçam sempre em oração. Estejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para com vocês que pertencem a Cristo Jesus"
( 1º Tessalonicense 5:17,18)

            Para educar os filhos é necessário refletir que nós pais somos exemplo para nossos filhos, somos modelo para eles , é preciso  ter uma vida limpa, transparente.
 Albert Einstein diz: "O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, o exemplo é a única forma eficaz de fazê-lo.”

"Em vez disso, seguiremos com amor a verdade em todo tempo - falando com verdade, tratando com verdade, vivendo em verdade- e assim nos tornaremos cada vez mais, e de todas as maneiras, semelhante a cristo," (Efésios 4:15)

             A maioria dos pais estão preocupados em suprir as necessidades materiais de seus filhos estão em busca de dar o melhor a seus filhos - materialmente, se esquecendo do principal, a formação moral  de seus filhos, os princípios Cristãos, para o desenvolvimento do seu caráter.

  Comentaremos um pouco sobre a vida de Eli:

            Era um sacerdote, Juiz, se tornando líder governador dos hebreus, sendo um homem que se preocupava com os seus afazeres de forma correta, mas foi negligente com a educação de seus filhos, sendo os mesmos perversos e rebeldes ao extremo.
 Eli, orientou seus filhos que estava ouvindo de todo o povo o mal que eles estavam praticando, e diz a seus filhos parem com isso, quando um homem peca contra outro homem, os juízes o julgarão, mas se o homem pecar contra Deus, quem intercederá por ele? Porém, seus filhos não deram atenção ao que lhes dizia.

 Vamos ver o que Deus nos fala a respeito disso em : 1º Samuel 3:13

            “Não é de hoje que venho dizendo a Eli que julgarei a sua família para sempre, por causa dos pecados dos seus filhos, dos quais ele tinha conhecimento”. Seus filhos não me respeitaram, e Eli não os repreendeu.

            Os pais precisam corrigir os filhos com equilíbrio, dialogando, colocando as dificuldades para eles orientando-os sempre. Precisam ser motivados a perseverar e não desanima-los a ponto de desistirem de seus objetivos no meio do caminho.

  

            "Pais, não vivam irritando seus filhos, deixando-os irados e rancorosos. Antes, eduquem-nos com a disciplina amorosa que o próprio senhor aprova, com recomendações e conselhos." (Efésios 6:4)

            Existem pais que não acreditam no potencial de seus filhos , menosprezam  sua  capacidade, consequentemente deixam a autoestima de seus filhos  baixa, sentindo-se  eternos fracassados.
  
            "Pais, não irritem seus filhos, a ponto de eles ficarem desanimados." (Colossenses 3:12)

            A Bíblia ensina que devemos disciplinar os filhos, saber falar não, na hora certa, muitos  por  medo, outros não querendo trabalho, esforços, desgaste de todas as formas não corrige o filho, mas é necessário impor limites, regras, e normas.
            A mídia, a internet, o celular são grandes influenciadores positivos e negativos na vida dos filhos. Precisamos estar atentos no que estão ouvindo, vendo e praticando (Não existe mais brincadeiras sem usar tais instrumentos)
            A maior necessidade da nossa geração não é apenas mais conforto, não é estudar na melhor escola, não e ter acesso aos bens de consumo, a maior necessidade é ter Jesus na vida deles, e na família.


            Eles podem ter tudo do melhor, todo e qualquer sucesso que eles alcançarem será um fracasso sem Jesus em suas vidas.

            “Quem dera eles sempre tivessem um coração que temesse a mim, e estivessem sempre dispostos a obedecer aos meus mandamentos”! Então tudo iria bem com eles e com os seus filhos para sempre!
            Portanto, tenham cuidado em fazer tudo o que o Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês; Não se desviem nem para a direita, nem para a esquerda. Sigam fielmente o caminho que o Senhor, o seu Deus, estabeleceu para vocês." (Deuteronômio 5:29,32,33)

            Mesmo com toda essa orientação bíblica, não podemos descansar, nossos filhos estão expostos a toda força negativa existente na sociedade, pela tentação maligna.
            Portanto, jamais deveremos desistir de nossos filhos. Jamais...

             Que os filhos possam ver em nós a beleza de Deus e o caráter de Cristo.


Sônia Regina Neri - Coordenadora Pedagógica

www.colegiosaojoaobatista.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário