sábado, 5 de maio de 2012

Como se maquiar para festas por Julie - SJB NEWS

Julie Nomura, uma menina de apenas 4 anos que mora em São José dos Campos, interior de São Paulo, virou fenômeno na internet com um vídeo em que ensina como se maquiar postado no Youtube pela sua mãe Renata Nomura, no dia 12 de março. Brincadeiras a parte, este vídeo nos remete claramente a uma questão, um tanto quanto polêmica: a puberdade precoce.
Por ser uma criança, Julie deveria estar brincando com bonecas, por exemplo, e não preocupada em se arrumar para ir ao shopping. Entretanto, a menina está dentro de um público infantil com faixa etária de 4 a 10 anos, que sofre com a puberdade precoce, e tem se tornado cada vez mais visado por empresários como Joana Wolff, que teve a ideia de criar o salão infantil Fashion Mix, onde é possível fazer festinhas de aniversário de quatro horas, incluindo os serviços de hidratação, penteado e escova no cabelo, além de pintar as unhas.
A mídia tem um quê de culpa, pois a criança tem um estímulo visual, ou seja, assiste a canais de TV com muitas cenas de sexo, muita valorização da imagem do corpo e da moda fazendo-a abandonar as bonecas e dar prioridade a vaidade. Mas também é de responsabilidade das mães o incentivo dessa supervalorização da beleza apresentando às suas filhas esse universo feminino que deveria ser descoberto na fase adulta.
Não só a menina Julie, como todas as outras meninas precoces, fazem do ato de se maquiar/arrumar, uma brincadeira com a seriedade de um adulto reproduzindo o comportamento das mães, onde nesse momento estão perdendo o mais importante de suas vidas, a infância, onde o brincar por é responsável pelo desenvolvimento dos níveis cognitivo-intelectual da criança, pois de nada vale criar “pequenos adultos” se a imaturidade inibir seu sucesso durante a vida.




Heloísa Cyrino
(aluna do 3º ano – E.M.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário