sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

            A filosofia adotada pelo Colégio São João Batista é voltada para o pleno desenvolvimento da criança no seu notável despertar para a sociedade, proporcionando uma visão humanística do mundo e o destino do homem nele inserido.
            Se considerarmos que todo ato de aprender se inicia pela experimentação para integrar um dado novo às estruturas já existentes, e desqualificarmos a criança como ser pensante, estaremos impedindo-a de recorrer a tudo que ela já elaborou anteriormente, privando-a do ponto de partida que possibilita sua aprendizagem.
            E como esse conhecimento foi elaborado na “vida”, não podemos separá-la da escola da vida “em geral”.
            Assim, tendo em vista que o interesse move a ação e que o conhecimento dos estágios de desenvolvimento nos norteia com relação ao que a criança é capaz de construir em cada idade, a proposta pedagógica da escola, ficou calcada nos seguintes pressupostos:
ü  procurar sempre a estrutura proximal ao conhecimento que se quer que o aluno construa;
ü  transformar o conteúdo curricular em conteúdos da vida fora da escola;
ü  partir do interesse do aluno;
ü  garantir que o processo de construção dos conhecimentos que começam bem antes, vá também além da escola, para que o aluno possa ser sujeito do seu contínuo desenvolvimento;
ü  trabalhar o conhecimento de modo que ele seja provisório, por é por meio de aproximações sucessivas que se permite sua reconstrução;
ü  incorporar dentro de cada área do currículo “conteúdos atitudinais”, desenvolvendo as capacidades de relação interpessoal (solidariedade, cooperação, repúdio às injustiças e à discriminação de qualquer espécie ou natureza. Respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito), cognitivas, motoras, éticas e estéticas, para que o aluno possa exercer plenamente sua cidadania não só no seu país, mas cidadania do mundo globalizado;
ü  considerar os conteúdos curriculares como meios para o desenvolvimento amplo do aluno e para sua formação como cidadão, procurando o trabalho integrado entre as áreas, incorporando os temas das questões sociais relevantes (ética, saúde, ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural) de maneira transversal;
ü  a avaliação assumirá seu papel de parte integrante e instrumento de auto-regulação do processo de ensino-aprendizagem, dizendo respeito não só ao aluno, mas também ao professor e a própria escola;
ü  os conteúdos e o tratamento que a eles será dado assumem um papel central nesta proposta, já que é através deles que os objetivos da escola serão trabalhados.
            A educação é o maior investimento que você pode deixar para seu filho!


                                                                                             Sônia Regina Neri
                                                                                                                                                 Coordenadora Pedagógica

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