sábado, 10 de novembro de 2012

Semana da criança


A Semana da Criança no Colégio São João Batista foi comemorada com muita alegria, diversão, amor e ...guloseimas.
Os alunos da Pré-escola e EF I desfrutaram de atividades variadas todos os dias.
Foram momentos maravilhosos, como as gincanas, pula-pula, cama elástica, jogos, brinquedos e para fechar com chave de ouro o Maravilhoso Passeio ao Mundo da Xuxa.
Toda essa folia foi regada com muitas delícias: pipoca, algodão-doce e sorvete.
Cada dia teve seu toque especial, podendo ser visto através do brilho nos olhos de cada criança.
Ano que vem tem mais!!!!!!!!!
Oba!!!!!

Professora Valéria

Veja as fotos em nosso site www.colegiosaojoaobatista.com.br

Engenho de açúcar


O engenho de açúcar era o nome dado às fazendas produtoras de açúcar no período do Brasil Colonial. Este nome era aplicado também à máquina que moía a cana-de-açúcar e outras instalações envolvidas no processo. Grande parte destes engenhos estava estabelecidos na região nordeste do Brasil. A maior parte do açúcar produzido nos engenhos era destinada ao mercado europeu. Dentro dos engenhos havia também a casa-grande (habitação do senhor de engenho e sua família), a senzala (habitação dos escravos), capela, horta e canavial. Para os trabalhos mais pesados, os senhores de engenho utilizavam a mão-de-obra escrava de origem africana. Os engenhos de açúcar entraram em decadência, em meados do século XVIII, com a concorrência do açúcar holandês, pois estes foram produzir açúcar nas ilhas da América Central.  Baseado no conhecimento acima, os alunos do 7º ano, produziram maquetes que demonstrava como funcionava um grande engenho de açúcar, apresentaram os trabalhos e no final podemos apreciar um delicioso e legítimo caldo de cana de açúcar!

Professora Silvia (história)










Um grande abraço do Colégio São João Batista

FAMÍLIA NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO


                                                FAMÍLIA NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO

            “O amor é paciente e bondoso, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é grosseiro, nem egoísta. Não é irritado, nem melindroso. Não guarda rancor. O amor nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa. O amor tudo sofre, sempre crê, sempre espera o melhor, tudo suporta. Todos os dons e poderes especiais que vêm de Deus terminarão um dia, porém o amor continuará para sempre”. 1° coríntios 13.4 : 8
             É na família que temos vitórias e derrotas, encontros e desencontros, alegrias, lagrimas, conquistas e perdas.
            O texto do “Filho Pródigo”, Jesus fala de uma família, uma família que sofre, chora, que perde, e que celebra vitórias, uma família que tem muito a nos ensinar.
            Podemos aprender que devemos agir com a mesma generosidade desse pai. Ele chorou a saída desse filho, mas não chorou de remorso. Ainda que os filhos não reconheçam o seu valor, faça o seu melhor.
            Podemos aprender ainda, que esse pai não criou o filho para ser rebelde, ingrato, devasso, como nenhum pai cria seu filho, sendo Importante, que esse pai nunca fechou a porta do perdão para seu filho.
            Muitas pessoas sofrem porque fecharam a porta do perdão, da restauração dos relacionamentos, existindo a necessidade do dialogo, refletir sobre a paz, e a paz se consegue perdoando.
            Quando o filho pródigo estava com grandes dificuldades, ele se lembrou da sua casa, do seu pai. É preciso construir boas memórias hoje, para que amanhã, quando alguém da nossa família estiver vivendo momentos difíceis, possam se lembrar do nosso lar como um lugar de vida, felicidade, aconchego, afeto e carinho.
É extremamente importante, semear hoje para colher amanhã. Valorizar mais o “SER” do que o “TER”.
            “Os seus descendentes serão como o pó da terra. Eles se espalharão para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o sul. Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de você e dos seus descendentes. Eu estarei com você e o guardarei em todos os lugares para onde você for; e esteja certo de que o trarei de volta a esta terra. Não vou desamparar você até que se cumpram tudo o que lhe prometi”. Gênesis 28:14:15
FIQUEM COM DEUS!      

Sônia Regina Neri - Coordenadora Pedagógica do Colégio São João Batista 

Um grande abraço à todos

SJB em Destaque - edição de novembro



www.colegiosaojoaobatista.com.br